Pesquisar por título ou por ID:  8 de Agosto de 2020 06:21:15 

Tópicos
Compra Segura
O que é a Compra Segura?

A Compra Segura consiste num procedimento de pagamento indirecto, que se traduz num incremento substancial na segurança da transação financeira, garantindo assim a segurança dos compradores que negoceiam no Mega Leilões.
Os burlões perdem automaticamente o interesse em estar presentes no Mega Leilões.

Como funciona?

1º) O comprador faz o pagamento para uma referência multibanco ou mb way fornecido pelo Mega Leilões.
2º) Quando o comprador recebe o produto que adquiriu por Leilão ou Venda a preço fixo e emite o feedback positivo ao vendedor, o valor do pagamento é liberado e transferido para a conta do vendedor.
Verificando-se alguma anomalia com o produto ou na falta de entrega do mesmo, o comprador inicia uma disputa intermediada pelo Mega Leilões. Nos casos em que se decida a favor do comprador este receberá de volta o valor pago.
Na falta de feedback por parte do comprador, há um prazo de 21 dias em que por falta de feedback negativo assumimos que a entrega foi realizada e o valor é libertado para a conta do vendedor.

O Mega Leilões nunca enviará pedidos de Pagamento com referências multibanco ou mbway por Email ou SMS, apenas serão válidas as referências que encontra na sua Conta Pessoal em As minhas Compras. Verifique sempre o domínio megaleiloes.pt e a presença do cadeado na barra de topo do seu navagador, esteja atento a estes elementos na hora de pagar para não ser vítima de ataques de phishing.

Quais os Negócios abrangidos?

Podem estar todos, mas não é obrigatório que todos os Negócios sejam afectados por este novo procedimento.

Fica ao critério do comprador para os Negócios cujo vendedor tenha pelo menos 99 pontos de feedback, um rácio mínimo de 96% feedbacks positivos e que mantenham nos últimos 90 dias vendas com pelo menos 7 compradores distintos.
Desta forma estamos a dar um voto de confiança especial aos vendedores com actividade nos útlimos 3 meses e que tenham naturalmente um feedback bastante positivo.
Nestes negócios será opção do comprador activar ou não a Compra Segura. Caso este tenha uma confiança inabalável no vendedor, naturalmente que não fará sentido activar a Compra Segura e o pagamento será como antes feito directamente ao vendedor. Este Negócios estarão identificados com a expressão "Compra Segura Opcional"

Nos negócios em que vendedor não consiga garantir as condições anteriormente mencionadas, nomeadamente por se tratar de um novo vendedor, todos os compradores terão de aceitar este procedimento de pagamento indirecto para assim poderemos garantir a protecção máxima contra burlas. O relativo anonimato que a Internet garante aos burlões de nada serve se estes não conseguirem ter acesso ao produto da Burla, o dinheiro que ficará protegido no Mega Leilões e posteriormente devolvido ao comprador.

Quanto custa?

A Compra Segura é um processo que acrescenta custos à actividade do Mega Leilões, tanto por haver um processamento manual das disputas, mas também por haver custos associados ao sistema financeiro, taxas que precisam ser pagas para o processamento dos pagamentos, e ainda as taxas que teremos de pagar para posteriormente transferirmos os valores para os vendedores ou eventualmente devolvermos aos compradores.

Assim a Compra Segura terá uma taxa associada paga sempre pelo Comprador de 4,5% do valor dos negócios com o mínimo de 0,45€ e o máximo de 18,00€ por cada pacote pago. Note que num único pacote pode agregar dezenas ou centenas de negócios pelo que raramente a regra do valor mínimo será aplicada.

Porquê foi criado?

Embora historicamente o volume de burlas seja bastante reduzido no Mega Leilões quando comparado com outras plataformas de comércio C2C (Consumidor para Consumidor).
Nas populares plataformas de Anúncios classificados, abundam esquemas e burlas, no Mega pelo menos desde 2006 quando tivemos opotunidade de implementar fortes medidas de validação dos nossos utilizadores, estancámos em muito o problema das burlas, pois quem cometia burlas viu a sua conta bloqueada para sempre.
No Mega o sistema de Feedbacks transmite uma confiança por parte dos compradores aos "velhos" e reputados vendedores como não encontramos em mais nenhuma plataforma nacional. O problema está quando nos deparamos com novos vendedores. Precisamos de lhes dar o beneficio da dúvida e é aqui que alguns tiram partido desta "fragilidade".

Temos então de concluir que o sistema implementado até aqui, não é infalivel e permite ainda pontuais burlas. No primeiro trimestre de 2019 tivemos o último caso grave de burlas no Mega em que um único burlão conseguiu prejudicar meia duzia de pessoas em valores bastante consideraveis.
Já em 2020 uma burla mais pequena voltou a causar danos desta feita apenas a um comprador mais descuidado.

Em Agosto de 2020 dizemos chega a estas burlas com o lançamento do programa Compra Segura.


Página Principal | Ajuda | Vender | Pro Tools | Registe-se grátis | Entrar

Condições do Serviço - Tarifário - Lojas